O tempo é o novo Luxo
Com um olhar que sempre buscou sair do lugar comum, André Lima é nome referência na moda brasileira. Sua marca homônima marcou presença nas semanas de moda nacionais e ganhou lugar de destaque no cenário.
Na última edição da revista L’Officiel, o estilista conversa com o jornalista Eduardo Viveiros refletindo sobre a sua carreira e o novo momento que vive.
Fugindo de convenções, tendências e em busca de cada vez mais liberdade, André Lima vem experimentando com modelagens amplas que rejeitam a sexualidade explícita vigente nas passarelas. Usando tecidos de arquivo da Adar, grande parte da linha de camisaria masculina, ele cria peças extremamente femininas e atemporais.
Segundo ele, tecido não tem gênero, idade nem hora. Mas precisa ter qualidade. E em sua nova fase, a matéria-prima vai ditando os rumos e escolhas que vai tomar, resultando em um produto criado para uma clientela que não quer saber de efemeridade.
Seu trabalho atual tem muito a ver com usar tecidos que o emocionem e inspirem, como ele mesmo disse no Adar Coollab em entrevista com os estilistas Bruno Dalcheco e Zita Roncaglio.
Mas apesar de maturidade e de se ver um momento extremamente novo, a busca por materiais inusitados e a mistura de tecidos sempre esteve no DNA das suas criações. Desde a sua primeira coleção na Semana de Moda (como era conhecida a Casa dos Criadores) em 1999.
André defende uma moda que faça sentido para cada um e não a massificação de tendências e ideias que vemos espalhadas em feeds de Instagram, onde como uma roupa fica na foto muitas vezes é mais valorizado do que o material do qual ela é feita. Para ele, o novo significado de luxo é o tempo.
Confira a entrevista completa na revista L’Officiel.