Morre o estilista Missoni

O estilista italiano e ex-campeão de atletismo Ottavio Missoni faleceu nesta quinta-feira aos 92 anos.

A família Missoni tem seduzido o público da moda por mais de meio século. O ano de 1953 marca o ponto inicial da grife, criada por Ottavio e sua esposa Rosita Jelmini. Foi a dupla que esteve à frente da marca por vários anos – abriu boutiques, recebeu prêmios da moda, desenhou e expôs coleções e galerias famosas, vestiu celebridades como Jackie Kennedy ou Kate Middleton e fez ensaios fotográficos com estrelas como Kate Moss, Drew Barrymore, Gisele Bündchen, Madonna e Bar Refaeli.

A marca Missoni ganhou com o passar dos anos a reputação de inovadora e foi a primeira a buscar o mercado de massa, após uma associação com a rede americana Target.

Missoni – coleção verão 2012

Nas passarelas, a grife foi a pioneira a apresentar modelos com seios à mostra. A primeira coleção da marca, chamada Milano-Simpathy, foi desfilada em 1958. Em 1967, os Missonis fizeram uma apresentação em Florença, no famoso Palazzo Pitti, e a coleção foi a primeira a ser vendida em Paris. Minutos antes do desfile, Rosita percebeu que as modelos usavam sutiãs de cores erradas e pediu para que tirassem a peça. Elas subiram as passarelas sem nada por baixo da malha transparente, o que deixou os seios em evidência.

O desfile causou polêmica na época, mas a tendência pegou. Os anos 70 foram o auge da grife no mundo fashion. Os filhos assumiram a empresa dos pais em 1996.

Missoni- coleção Primavera 2013

Missoni – coleção Primavera 2013

A Missoni é conhecida por sua grande variedade de padrões, geometrias, estampas abstratas, florais e leque de cores e também pelo uso liberal de tecidos diferentes, como lã, algodão, seda e linho. Atualmente, o grupo Missoni está presente no prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, assim como na alta costura e perfumaria. A marca comemora 60 anos em 2013.