Leiloado cartaz de Metrópolis

Um dos quatro posteres promocionais conhecidos de Metrópolis foi vendido por $1,2 milhões de dólares, na última quinta-feira em Los Angeles, para Ralph DeLuca, um colecionador de cartazes cinematográficos.
“Honestamente, o cartaz do Metrópolis vale mais do que todo o resto do pacote”, disse Ralph DeLuca na saída da venda. O lote também incluiu um poster original de King Kong e outro de O Homem Invisível, ambos de 1933.
“Isso é o equivalente ao Grito, de Edvard Munch ou Guernica de Picasso, na arte do cartaz,’’ acrescentou o colecionador.
O poster de Metrópole pertencia a um colecionador na Califórnia, Kenneth Schachter, que o havia comprado em 2005 por $ 690.000 dólares, em uma venda privada. Mas ele foi forçado a leiloar a peça após uma falência.
Os outros três cartazes pertencem ao MOMA, de Nova Iorque, à Biblioteca Nacional da Áustria e ao ator Leonardo Di Caprio.
Desenhado por Heinz Schulz-Neudam, o trabalho representa a atmosfera distópica do filme.
Dirigido pelo austríaco Fritz Lang em 1927, Metrópolis foi o filme mudo mais caro já feito, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão.
Esse sucesso de público com efeitos especiais e enredo futurista, é considerado um marco no meio da sétima arte